Notícias‎ > ‎

XIX INTERESCOLAS NACIONAL 1º CICLO

Publicado a 03/06/2019, 01:19 por Marco Aguiar   [ atualizado a 03/06/2019, 01:19 ]

XIX INTERESCOLAS NACIONAL 1º CICLO

Educação Moral e Religiosa Católica

Com EMRC faço um mundo melhor!

Fátima, 24 de maio de 2019


 Fátima: 110 alunos do Agrupamento de Escolas de Mundão, mais 4 mil de todo Portugal desafiados a crescer «numa ecologia integral»

 

«Cuidado da Terra, de si e do Outro» no centro do Interescolas de alunos do 1º ciclo


O Santuário de Fátima acolheu a XIX edição do Interescolas de alunos do 1.º ciclo inscritos em Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). O tema do ano, «Com EMRC faço o Mundo Melhor» apelou aos valores ecológicos e humanos numa iniciativa marcada pela alegria, a música e o colorido próprio dos mais novos.

Chegaram cedo ao santuário de Fátima acompanhados por mais de quatro centenas e meia de docentes e auxiliares da ação educativa (do nosso Agrupamento estiveram presentes 110 alunos e 17 professores e auxiliares da ação educativa).

O entusiasmo por estarem em mais um encontro de EMRC era grande e foi crescendo até à entrada na Basílica da Santíssima Trindade para participarem numa alegre celebração com encenações, orações e momentos de silêncio. Esta foi uma ocasião para cada um olhar para o seu interior por que vivemos muito no exterior e precisamos do silêncio para nos conhecermos melhor.

No início da tarde, no Centro Paulo VI, no meio de tantos alunos que saltavam e cantavam acompanhados de estandartes, flores de papel e girassóis, com mensagens fortes de quem quer ser “crescido e mudar o mundo” fez-se silêncio para assistir ao espetáculo musical e teatral da «Dona Natureza» que retratava as aventuras e desventuras de um grupo de amigos insetos que estavam a ver a natureza morrer sem que ninguém fizesse nada. Espetáculo que une a magia do teatro e o humor em que as questões do meio ambiente, em especial o problema da poluição e do lixo tóxico, foram o foco principal do musical

 Esta é uma atividade que começa a fazer parte da vida das diferentes comunidades educativas de norte a sul do país. A questão da ecologia integral (tema deste encontro), trouxe uma nova vitalidade à questão ecológica porque colocou no centro a necessidade de revermos e alterarmos os antigos modelos no nosso agir e buscarmos novos modelos para vivermos uns com os outros e aprendermos a respeitar a natureza.

No próximo ano o Interescolas vai assinalar 20 anos e promete ser especial.

 

 

VIDEOS do XIX Interescolas de EMRC do 1º Ciclo

 

https://www.youtube.com/watch?v=_rLt9nDPptc

 https://www.youtube.com/watch?v=ykBHJO_fMJQ

Comments